06 | 03

Conheça o estilo escandinavo de decoração

Queridinho da vez dos arquitetos, o estilo clean vem tomando espaço nos projetos de decoração

O principal princípio do estilo escandinavo é uma decoração bem clean, minimalista e natural, combinando acabamentos de alta qualidade com cores neutras e linhas sóbrias. Diferente do estilo industrial, que leva tijolinhos e tubulação aparentes, o design escandinavo preza pela simplicidade e conforto de maneira ordenada.

Os cômodos prezam pela funcionalidade e pela beleza sem excessos. Com elegância, há também a mistura de elementos clássicos e modernos para integrar melhor o ambiente, sempre objetivando a mistura do branco com demais tons neutros, como o cinza e o marrom.

Origem e história

O estilo remete a países como Suiça, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia, por isso o nome. Esses lugares são referências de alta qualidade de produtos e também precisaram de um estilo que se adequasse ao clima. Lá os dias são bem mais curtos no inverno e estes, por sua vez, são longos e severos. Até mesmo o dia costuma ser escuro por causa do céu nublado.

Cores

Falando em cores, elas são o ponto alto deste estilo, já que como o nome diz, ele é originário de países mais próximos do polo norte. Ou seja, os dias são mais curtos e as noites mais longas no inverno. É preciso criar uma estratégia para economizar energia que seja, além de funcional, bonito.

Branco, bege, cinza, nude, off-white e rosa bebê são referências para predominância da de cor, já que os ambientes não precisam depender da iluminação de fora.

Elementos naturais e organização na medida certa

Uma característica marcante desse estilo, junto com as cores neutras, é a utilização de elementos naturais para decorar o ambiente. Desde madeira e lã até pedras, o importante é saber onde colocar cada coisa para que o cômodo fique harmônico.

Um sofá branco pode ficar protegido por um cobertor de lã rústica, por exemplo. O bege e o branco conversam muito bem neste estilo. Outro exemplo é um espelho com moldura de madeira rústica ou pequenas pedras nas prateleiras.

Os vasos de plantas também podem ser de materiais mais diversos, como a própria madeira ou então mantê-lo em cores neutras que se diferenciem das principais do ambiente.

Outro ponto essencial é a organização dos objetos, mas na medida certa. Há certo charme em um ambiente organizado em cores e mobília, com alguns elementos decorativos fora do lugar de propósito. O segredo é fazer isso de modo que, apesar de “bagunçado”, fique harmônico. Uma ótima maneira de fazer isso é com uma iluminação mais rústica, de fios soltos e abajures com lâmpada aparente ou com armação vazada. O mesmo serve para lustres.

 

Fique por dentro de mais novidades no mundo da arquitetura e do urbanismo, como tendências, curiosidades e dicas de decoração simples para você fazer na sua casa! Continue acessando o nosso blog.

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário