28 | 06

Conheça o projeto premiado que mostra como é possível fazer muito com pouco

Se existe uma coisa que falamos muito aqui no blog do Mercado das Prateleiras é que é possível fazer muito gastando pouco. Desde a construção da casa até a decoração, é possível usar um pequeno orçamento com muita sabedoria para fazer um grande projeto.

Hoje, vamos mostrar o resultado que acontece quando arquitetos levam isso na risca. O escritório de arquitetura TerraeTuma, de São Paulo, construiu uma casa incrível com um orçamento de apenas R$150 mil. O renomado site ArchDaily concedeu ao projeto o prêmio de construção do ano em 2016.

Das imagens e ideias que você vê nesse post, quem sabe alguma coisa possa ser aplicada em sua própria casa. Afinal, o projeto da Casa da Vila Matilde é a concretização de que boas ideias, quando aplicadas, não precisam custar caro.

A história do Projeto

A casa em questão é da dona Dalvina Borges, atualmente com 79 anos. A antiga casa de Dalvina ficou arrasada depois de uma grande tempestade, o que fez seu filho, Marcelo Borges, requisitar um projeto para uma nova residência junto ao escritório de arquitetura TerraeTuma. Ela precisava ser completamente, viável e rápida de ser construída.

Projeto Vila Matilde

Com ares contemporâneos, a casa foi construída principalmente a partir de blocos de concreto, aparentes inclusive no acabamento. Utilizou um dos princípios do design brutalista, que preza pela evidência do material utilizada. O resultado não deixou a desejar, criando uma ela construção e utilizando da melhor forma possível o pequeno espaço.

Todos os ambientes comuns são articulados, bem iluminados e arejados. As áreas íntimas, como quartos e banheiros, são mais compactas, deixando mais espaçosas as áreas de circulação.

Projeto casa Vila Matilde

Aparentemente não faltam cômodos na casa de dona Dalvina. A construção possui suítes, laje, pátio, cozinha, sala de estar, lavanderia, etc. Sua residência é completa e com ares modernos, onde todas as etapas foram pensadas, do investimento inicial ao acabamento final.

Os desafios para os construtores foram maiores na etapa inicial, da demolição da casa antiga. Quatro meses foram destinados a remover cuidadosamente as paredes da casa, que estavam ligadas às paredes dos vizinhos. Depois disso, foram mais seis meses para a construção de alvenaria. Em média, a casa da Vila Matilde levou um ano para ser completada.

Projeto casa Vila Matilde

São 120m² de terreno. A casa construída possui dois andares, sendo que no térreo se concentram as áreas comuns e de serviço e o andar superior concentra os quartos. A laje que foi construída como telhado possui uma grande área de circulação e também uma horta, aplicando a ideia de telhados verdes.

Projeto casa Vila Matilde

Na área central da casa se localiza um pátio, que serve como sala e conecta cozinha, área de serviço, lavabo e jardim interno. Essa sala, além de ser o maior lugar comum da casa, é o principal espaço de iluminação e circulação de ar da casa.

Por fim, a casa da Dona Dalvina, da Vila Matilde, é a união entre simplicidade, modernidade e viabilidade. Prova de que é possível fazer muito e gastar pouco no processo.

Projeto casa Vila Matilde

E essa é a forma com que o Mercado das Prateleiras trabalha. Construímos produtos simples, bem acabados, resistentes e de baixo custo, pensados para melhorar o ambiente de casa com pouco esforço.

Se você também é adepto de um estilo de vida prático, dê uma olhada em nosso catálogo. Certamente há algo que pode deixar sua casa ainda mais bacana.

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário