02 | 02

Conhece as cores do Feng Shui? Saiba como seu ambiente pode emitir energias diferentes

Quem gosta de investir em decoração de interiores sabe que uma pequena mudança no ambiente já altera nossa maneira de se sentir dentro dele. Uma cor diferente na parede e, pronto, já é o suficiente para nos afastar ou no aproximar do ambiente.

O Feng Shui é um tipo de ciência oriental que estuda justamente a influência que o espaço que vivemos possui em nosso bem-estar. Basicamente, a energia do ambiente muda de acordo com a forma que interferimos nele.

De acordo com a Escola Nacional de Feng Shui, conhecendo como a energia atua no ambiente, podemos alterar nossas emoções e resolver problemas da nossa vida pessoal, apenas conhecendo melhor o espaço onde vivemos.

Pesquisando o que as cores do Feng Shui ensinam sobre os efeitos no ambiente, o Mercado das Prateleiras trouxe essas dicas para que você harmonize sua residência de acordo com as ideias dessa ciência. Sabemos que, se tratando do nosso lar, o que importa é atrair boas coisas e se sentir bom, independente de como.

Cores do Feng Shui: elementos e energia

A ideia central do efeito das cores no ambiente no Feng Shui é de que elas se relacionam a sentimentos e/ou elementos da natureza.

Começando pelo branco, que é a cor mais comum em todos os ambientes, deve-se ter cuidado com a quantidade da cor no local. O professor e consultor de cores do Feng Shui, Franco Guizzetti, afirma que o branco passa a sensação de infinito, profundidade e, em demasia, até frieza. Se as paredes fossem dessa cor, a ideia é quebrar o tom com móveis coloridos e plantas.

 Já o amarelo, outro cor clara, aquece e ilumina áreas muito escuras da casa, sendo boa para usar em ambientes com pouca iluminação. Seu principal efeito é a estimulação do intelecto, contribuindo para a criatividade e comunicação. Mas, assim como tudo na vida, é preciso cuidado, já que em excesso o amarelo pode provocar pensamentos acelerados, confusos e preocupação.

Cores do Feng Shui - Mercado das Prateleiras 2

O azul trabalha no campo oposto: causa mais afastamento, tem efeito calmante, pode até provocar sono. No Feng Shui, se liga ao elemento da água, mas deve ser usado com cautela dentro de um ambiente para não “afogar” as pessoas num mar de calmaria. No entanto, é uma ótima cor para pessoas agitadas demais.

O fogo, a proximidade e o afeto são sensação que se ligam ao vermelho, cor altamente estimulante. Talvez, seja aquela que deve ser usada com maior cautela, sob o risco de criar sensações ilusórias demais. No quarto, por exemplo, pode estimular a sexualidade; na cozinha, conversa e apetite; na sala de estar, discussões e conversas. O melhor é utiliza-la em detalhes menores.

O verde é uma cor considerada neutra no Feng Shui, ligado ao elemento da madeira. Por lembrar a natureza, traz sensação de calma, segurança e proteção, sendo também muito bom para pessoas agitadas. É uma ótima cor para se ter no banheiro ou no quarto, espaços mais íntimos da casa.

Cores do Feng Shui - Mercado das Prateleiras 2

Criatividade é o principal estímulo do laranja, cor ativa, ótima para ativar a inteligência. Segundo o professor Franco, uma boa sugestão é colocar a cor em pequenas quantidades nos ambientes da casa em que se quer estimular o intelecto e ter boas conversas, como na sala de jantar.

Na mesma energia do azul, o lilás/violeta traz sossego, calma e, principalmente, estimula a espiritualidade. É considerada um calmante dos nervos e da mente no Feng Shui. É uma boa ideia aplica-la em ambientes mais “sagrados” do lar, em pequenas quantidades. Realmente, não é uma cor indicada para todos e deve ser usada com inteligência.

As cores do Feng Shui são certamente uma alternativa para trazer melhores energias para o ambiente e dar mais personalidade ao nosso lar. Sabemos que não é uma ciência exata, mas a influência desses tons certamente pode afetar nosso dia a dia.

E aí, gostou das dicas? Para mais conteúdo sobre decoração, arquitetura e estilo de vida, continue acessando nosso blog! Nossa loja virtual também está cheia de produtos bacanas para quem quer dar um up no ambiente. Confira!

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário