30 | 03

Conheça o cobogó, icone de decoração brasileira

Cobogó! Você pode nunca ter ouvido essa palavra, mas com certeza você já passou por esse elemento de decoração, originalmente brasileiro e nordestino, presente nos mais variados tipos de construções. Originalmente apenas utilizado em fachadas e áreas externas, mas hoje invade o interior e tem seu uso difundido com várias releituras!

As peças trazem personalidade, textura, volume, têm um resultado que remete a estampas e dependendo do estilo pode até dar um certo ar retrô.

Edifício Brasília – Lucio Costa – Foto: Reprodução / sala7design

É possível encontrar cobogós em diversos materiais: em estado bruto (concreto), em cerâmica, vidro, porcelana, gesso, madeira, em pedras, como granito e mármore, e até mesmo em aço — muitos deles podem receber tinta sem problemas. A variedade de materiais com as quais o cobogó está disponível no mercado só comprova sua versatilidade e a quantidade de possibilidades de aplicação.

São diversos formatos e não necessariamente se resumem aos “quadradinhos” tradicionais: também há opções despojadas e contemporâneas. Mas é preciso levar em conta que os blocos são mais frágeis do que tijolos (por serem peças vazadas) e por isso não podem fazer papel de base de apoio, só mesmo de alvenaria de fechamento.

Foto: Reprodução / sala7design

A origem do Cobogó

O cobogó foi criado em 1920, em Recife, e seu nome é uma junção das três primeiras sílabas dos nomes dos seus criadores: o português Amadeus Coimbra, o alemão Ernesto Boeckmann e o

brasileiro Antônio de Góis. O fato de ser um elemento vazado dá muita flexibilidade no uso e permite a entrada de luz e de ar nos ambientes.

A inspiração para o formato veio da cultura árabe, os mashrabiya, ou muxarabis em português. Os muxarabis são painéis normalmente feitos de madeira, treliças, perfurados em formas geométricas e largamente utilizado em projetos de interiores para separar os ambientes e filtrar a entrada da luz solar, já que a região do oriente é abundante neste quesito. Essa treliça árabe foi trazida ao brasil pelos portugueses através da influência da arquitetura moura já presente em seu país e foi muito utilizada por aqui durante o
 período colonial.

Você já conhecia essa peça super versátil da arquitetura brasileira? Não deixe de nos contar sua opinião nos comentários!

Com informações de Sala7design.

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário