09 | 03

Descubra como é fácil fazer paredes de cimento queimado em sua casa!

Qualquer site de dicas de decoração que esteja antenado com as tendências da atualidade já deve ter falado do cimento queimado. O nome faz bastante jus a esse acabamento, já que cria a aparência de “manchas” de argamassa queimada (que nós achamos bem bacana).

Quem curte design industrial, aquele que se apropria dos elementos clássicos das fábricas para criar objetos únicos, funcionais e bastante estilosos, certamente já conhece e gosta bastante das paredes de cimento queimado.

E para ter uma parede assim dentro de casa não é preciso ter um orçamento gordo para investir na decor, já que não é algo super “chique”, que exige bastante dinheiro para ser feito. Você vai se impressionar com o baixo custo e a simplicidade de todo o processo.

A parte mais importante é conseguir os materiais certos e prestar atenção na execução, mas você vai ver que é bem simples.

Preparando o cimento queimado

Como era de se esperar, o ingrediente principal será o cimento ou a argamassa (uma mistura entre cimento, areia e água). Pense que esse será o componente mais presente na mistura, portanto, tenha certeza de preparar uma quantidade ideal para o tamanho da parede que você pretende cobrir.

Além do cimento, também é preciso de uma cola de alta aderência  como a cola PVA, por exemplo – que será diluída em água para ficar bem líquida (foto abaixo); uma desempenadeira para aplicação – de preferência, uma que tenha as bordas arredondadas para evitar marcas; e uma resina à base de água ou cera para a finalização.

Cimento queimado - MDP3

Mistura do cimento queimado deve ficar pastosa, assim como na foto. Imagem: Homens da Casa.

O passo seguinte é preparar a mistura do acabamento, que é bastante simples. É necessário misturar a cola com o cimento ou argamassa até obter uma mistura pastosa, mas ainda flexível. Pense na textura de uma pasta de dente, por exemplo. A proporção é de 100 gramas de cola para cada 1 kg de cimento.

Lembre-se de respeitar bem a proporção, deixando para adicionar a água (se necessário) por último para dar a textura necessária à mistura.

Na hora de aplicar

Não é necessário lixar ou preparar a parede de forma alguma. O cimento queimado funcionará como uma camada grossa que irá recobrir a parede, portanto, esconde qualquer imperfeição.

Para aplicar, é só ir colocando porções de cimento na desempenadeira e ir espalhando bem na parede.

Cimento queimado - MDP2

Tipo de desempenadeira que pode ser usada no processo. Imagem: Mercado Livre.

Um lembrete importante: o movimento feito para espalhar a mistura na parede vai refletir no efeito que o cimento queimado vai criar na superfície. Com movimentos circulares, o efeito será em curvas, como geralmente vemos por aí nas paredes com esse acabamento. Se forem feitos movimentos verticais, o efeito será em linhas mesmo.

Uma possibilidade é criar diferentes efeitos de cor na parede. Você pode colocar mais cimento na mistura em alguns momentos, por exemplo, que deixará pontos mais escuros. Também é possível adicionar pigmentos do tipo pó xadrez para criar tons coloridos.

Para finalizar

Cerca de duas horas depois da aplicação da mistura, quando o cimento já estará mais rígido e seco, com uma lixa 220 retire todos os desníveis e imperfeições. Para tirar o pó que resulta do lixamento, é só passar um pano úmido.

Caso você perceba que os tons de cinza ficaram muito desuniformes, com áreas muito mais escuras que outras, é possível deixar tudo equilibrado aplicando uma mão da mistura de cimento e cola. Essa mistura, porém, precisa ser bem líquida, rala mesmo, já que será usada só pra homogenizar os tons.

Para finalizar tudo e dar “Olá” para sua nova parede maravilhosa, basta aplicar uma ou duas camadas da resina ou cera, que irá impermeabilizar e dar um brilho bem bonito. Ah! Esse acabamento deve ser feito pelo menos 12 horas depois da aplicação do cimento.

Cimento Queimado - MDP (1)

O resultado é maravilhoso! Imagem: Construindo Decor.

Se você vai apostar em uma parede de cimento queimado, nos conte depois como ficou! Decoração de interiores é muito importante para o nosso bem-estar, por isso queremos saber tudo o que você usa para deixar sua casa mais bonita e agradável!

Quando estiver procurando novos itens para dar uma inovada no visual da sua casa, pode contar com nossos produtos! Temos prateleiras de diversas cores, formatos, do jeito que o seu gosto quiser! Dá uma conferida.

Com informações de HDC

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário